Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Bertolonia paranaensis (Wurdack) Baumgratz EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 31-10-2011

Criterio: B1ab(iii)+2ab(iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Bertolonia paranaensis ocorre nos estados de São Paulo e Paraná. Neste estado acredita-se que esteja em perigo de extinção, pois a última coleta foi realizada há mais de 110 anos (Baumgratz 2009; com. pessoal). No estado do Paraná, a espécie é conhecida a partir de registros coletados em dois municípios, Antonina e Guaraqueçaba. Sua extensão de ocorrência foi calculada em 2.111,22 km² e sua área de ocupação em 16 Km². Considerando que a distribuição da espécie hoje está restrita a apenas duas localidades e que a região sofre declínio constante de qualidade de habitat, Bertolonia paranaensis foi categorizada como "Em Perigo" (EN).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Bertolonia paranaensis (Wurdack) Baumgratz;

Família: Melastomataceae

Sinônimos:

  • > Bertolonia acuminata subsp. paranaensis ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Possui folhas discolores, com face ventral verde e a face dorsal de rosa-clara a vinosa, às vezes, verde-clara (Baumgratz, 1990).

Distribuição

Ocorre nos estados de São Paulo e Paraná (Baumgratz, 2010), entre 50 e 100m de altitude (Baumgratz, 1990). No estado de São Paulo acredita-se que esteja em perigo de extinção, pois a última coleta foi realizada há mais de 110 anos (Baumgratz, com. pessoal).

Ecologia

É uma erva 10 a 25 cm de altura (Baumgratz, 1990) encontrada em Mata Atlântica (Baumgratz, 2010), em encostas de mata pluvial. Ocorre em lugares sombrios e úmidos, às vezes, à margem de córregos, sobre solo humoso ou troncos de árvores em decomposição (Baumgratz, 1990).Floresce em janeiro, novembro e dezembro e frutifica em novembro e janeiro (Baumgratz, 1990)

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência national
Severidade very high
Detalhes ​Resta menos de 7% da cobertura original de Mata Atlântica, que foi intensamente degradada pela perda de habitat, vinculada à retirada de lenha, exploração ilegal de madeira, caça, extrativismo ilegal e invasão de espécies exóticas (Tabarelli et al., 2005).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Provavelmente "Extinta" (EX). Lista das espécies ameaçadas de extinção do estado de São Paulo.

1.2.2.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Vulnerável" (VU). Lista vermelha da flora do Paraná (SEMA/GTZ-PR,1995).

Referências

- BAUMGRATZ, J. F. A. O Gênero Bertolonia Raddi (Melastomataceae): Revisão Taxonômica e Considerações Anatômicas. Arquivos do Jardim Botânico do Rio Janeiro, v. 30, p. 69-213, 1990.

- BAUMGRATZ, J. F. A. Bertolonia in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB009413>. Acesso em: 3/5/2012.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE/DEUTSCHE GESSELLSCHAFT TECHNISCHE ZUSAMMENARBEIT (SEMA/GTZ). Lista Vermelha de Plantas Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná, Curitiba, PR, p.139, 1995.

Como citar

CNCFlora. Bertolonia paranaensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Bertolonia paranaensis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 31/10/2011 - 14:49:54